|
|||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|
Dicas para sua BikeFaça você mesmo a manutenção de sua bike, desde que você possua ferramentas adequadas, ou confie ela a uma bike shop especializada ou a seu mecânico de confiança. Sempre desconfie de barulhos anormais na sua bike, segurança sempre em primeiro. Bike FitVocê provavelmente já fez ou pensou em fazer um bike fit, quando comprou uma bike nova ou quando resolveu treinar sério, que nada mais é do que 'encaixar' a bicicleta ao ciclista. O que pouca gente se preocupa ao fazer o bike fit é com o verdadeiro objetivo deste. Procura-se conseguir o maior conforto possível na bike, porém esquece-se que o ato de andar de bicicleta já é uma ação não natural ao nosso corpo, ou seja, fomos feitos para caminhar, correr, e não para ficar sentado em um selim, gerar torque em uma pedivela e fazer girar as rodas. Portanto qualquer pessoa que não tenha o hábito de pedalar vai sentir dores e desconfortos após uma pedalada, por menor que seja. Neste caso não adianta somente procurar conforto ao realizar o bike fit, pois isso comprometerá o rendimento da pedalada, tornando-a mais cansativa. Um bom exemplo de erro frequente de bike fit é quando a orientação é de substituir a mesa(avanço) por uma muito menor do que a original. Uma mesa menor vai recuar o guidão, deslocando para trás o centro de gravidade do ciclista, aliviando a carga sobre os braços e sobrecarregando a coluna sobre o selim, pois esta adquire posição mais ereta, lembrando que estando o ciclista sentado a sua coluna não contará com o auxílio dos membros inferiores na distribuição de carga. Portanto não adianta trocar componentes se o quadro da bicicleta não for do tamanho ideal. Outro ponto importante é quando busca-se melhorar o desempenho na bike. Neste caso é preciso avaliar os pontos fracos da pedalada do atleta e verificar se algum ajuste incorreto na bike está causando estas limitações. Quando for fazer um bike fit, procure um profissional especializado, pois as vezes você só vai gastar com mais peças e ainda vai piorar sua posição na bike. Evite quebrar seu câmbio/gancheira
Relação sempre em dia
*Esta maneira de lubrificar a corrente pode ser utilizada em uma corrida, não gastando mais do que alguns segundos. Leve sempre óleo com você em um pequeno frasco. Freios maciosSe os freios (no caso de freios v-brake, cantilever ou disco a cabo) de sua bike estiverem com o acionamento duro e o cabo parecer estar travando é hora de providenciar uma manutenção. Certifique-se de que os cabos de aço e conduítes estão em bom estado, sem dobras ou desfiando. Sem desmontar os cabos, retire os conduítes dos encaixes para expor as partes internas dos cabos de aço, limpe com um pano seco apertando-o para livrar completamente da sujeira, se estiver um pouco oxidado utilize uma palha de aço. Aplique uma camada de graxa branca no cabo e deslize o conduíte para espalhar a graxa por dentro. Recoloque os conduítes nos encaixes e acione os freios várias vezes para certificar-se que tudo está no lugar. Se os v-brakes se movem com dificuldade aplique um pouco de lubrificante líquido nos pivôs do quadro e garfo. Feito isso, se ainda for preciso uma certa força pra acioná-los, pode haver excesso de tensão das molas do v-brake ou cantilever, solte um pouco os parafusos reguladores da tensão das molas nas laterais dos freios e vá testando até o acionamento ficar suave mas sem comprometer o retorno do cabo totalmente, o que causaria uma folga nos manetes. Sempre verifique o desgaste das sapatas ou pastilhas de freio. Cabos de câmbioPara os cabos de câmbio o procedimento de limpeza é o mesmo dos freios e a lubrificação no caso do câmbio dianteiro pode ser feita também com graxa branca, mas no caso do câmbio traseiro é recomendado utilizar um lubrificante para condições extremas do tipo Finish Line (Cross Country - verde) ou graxa de boa qualidade para obter-se mais precisão e rapidez nas trocas de marcha. Troque regularmente os cabos e conduítes, de freio e câmbio.
|
|||||||
Voltar |
© Copyright André Melo Assessoria Esportiva - 2008 - 2024 |